Iniciar processo de admissão
Para iniciar um processo e admissão digital o usuário deve acionar a opção iniciar nova solicitação.
Será apresentado o formulário que possui informações que serão informadas pelo time de RH e pelo candidato.
As informações do formulário estão separadas com sessões conforme abaixo:
Dados de contato: são informações necessárias para contato com o candidato, sendo o e-mail obrigatório e telefones opcionais. Caso queira que seja disparado SMS o DDD e Celular necessitam ser informados.
Dados de Contratação: são informações necessárias para criação do candidato como funcionário nas folhas de pagamento. Os campos de pesquisa (zoom) já trazem os valores diretamente da folha de pagamento não requerendo cadastros adicionais.
Nesta sessão o campo Empresa/Filial deve ser o primeiro a ser preenchido, pois os outros campos irão seguir Empresa/Filial definida.
Outro campo importante é Jornada de Admissão Digital, este campo irá definir todos as etapas para o candidato.
Dados Pessoais: são informações necessárias para criação do candidato como funcionário nas folhas de pagamento de responsabilidade do candidato. Os campos de pesquisa (zoom) já trazem os valores diretamente da folha de pagamento não requerendo cadastros adicionais.
Quando ocorrer o preenchimento do campo PIS, será validado junto eSocial se existe alguma pendência e será apresentado para o candidato. Caso exista pendências o processo não prosseguirá.
O único campo obrigatório para o time do RH preencher desta sessão é o CPF, pois neste momento será validado na base de dados da Receita Federal, e também serão alimentados automaticamente os campos Nome Completo e Data de Nascimento com os dados da Receita Federal.
Dados do eSocial: estes campos são visto somente pelo time de RH e tem os resultados da avaliação do eSocial.
Termo de Aceite - Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD): este conteúdo é uma sugestão de termo de aceite que pode ser alterada pelo cliente.
Este conteúdo será apresentado na primeira etapa do processo e será solicitado para o candidato o aceite destes termos.
Dados do Endereço: este conteúdo será de responsabilidade do candidato preencher.
O campo CEP ao ser preenchido automaticamente irá alimentar os demais campos, menos número e complemento.
Dados dos Dependentes: este conteúdo será de responsabilidade do candidato preencher na etapa de dependentes e podem definidos anexos para os dependentes.
Para consultar como estão os processos de admissão sob sua responsabilidade poderá ser utilizada a central de tarefas.
Nesta consulta é possível visualizar atrasos e também para quem possui papel de gestor, poderá visualizar todas as contratações que estão ocorrendo.
Além dos processos, existe um painel de consulta das assinaturas: Finalizadas, Canceladas e Pendentes.
Consultar processos de admissão
Consultar documentos da admissão
Os documentos da admissão estão disponíveis na gestão eletrônica de documento, onde pode ser configurado nível de acesso necessário.
Além de navegar nas pastas para busca dos documentos, é possível acessar os documentos pelo campo de busca.
Esta área de documento também pode ser utilizada para armazenar outros documentos do funcionário, sendo que para clientes no modelo SaaS deve ser avaliado a questão espaço disponível e novas contratações no caso de expandir o espaço.
Existe também controle de documentos que expiram e relatórios para ajudar na gestão do repositório de documentos.
Um processo de admissão pode ser cancelado e eliminado, bem como seus documentos, isto pode ser feito através da rotina no menu de processos.
Eliminar documentos da admissão